2019.10.08 | OE Norte_Porto_Sessão de apresentação do "Guia de Boas Práticas para a Contratação de OGC"

A Ordem dos Engenheiros - Região Norte (OE Norte) acolhe, no próximo dia 8 de Outubro às 17:00, no auditório da sua Sede Regional, a Sessão de Divulgação, Esclarecimento e Discussão Pública sobre o "Guia de Boas Práticas para a Contratação de Obras Geotécnicas Complexas".

Esta sessão de divulgação já foi realizada em Lisboa no passado dia 18 de Julho, tendo tido bastante adesão e participação na discussão, tendo a OE entendido que pela relevância e utilidade do documento, bem patente na grande adesão que a sessão teve por parte não só de membros, mas de representantes de diversas entidades ligadas à temática, as sessões deveriam ser estendidas às restantes Regiões.

As melhores práticas de construção das Obras Geotécnicas Complexas promovem a adequação dos métodos construtivos inicialmente previstos às condições reais encontradas em obra, através de uma resposta rápida às mudanças nas condições dos terrenos, valorizando a importância da flexibilidade contratual para alcançar os objetivos que presidem à celebração de um contrato público.

A construção subterrânea, por exemplo, é muito diferente de qualquer outro tipo de construção “à vista” pois as propriedades do material de construção – as condições dos terrenos - não podem ser conhecidas com precisão antecipadamente. As condições geológicas imprevistas, a dependência dos meios e dos métodos construtivos, o acompanhamento e análise dos resultados da monitorização e os inevitáveis riscos de construção são fatores indissociáveis da construção subterrânea, e que ganham particular relevo na construção de Obras Geotécnicas Complexas, como por exemplo os túneis.

Para que tal aconteça em Portugal é necessário que se promovam as melhores práticas contratuais tanto para o projeto como para as obras, tendo em conta a legislação de contratação pública em vigor.

Existe atualmente essa janela de oportunidade, pois no dia 31 de Agosto de 2017 foi publicado o Decreto-Lei n.º 111-B/2017 sobre contratação pública, que procedeu a uma nova alteração do Código dos Contratos Públicos (CCP) com o objetivo de dar cumprimento à obrigação de transpor as diretivas europeias 2014/23/EU, 2014/24/EU, 2014/25/EU e 2014/55/EU, para o direito português, bem como corrigir possíveis distorções e a deficiente aplicação da legislação vigente. Este decreto-lei entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2018. Esta circunstância assume especial relevância no tema das Modificações Objetivas do Contrato em OGC, com natural relevo para os túneis.

Neste contexto, pretende-se com esta sessão apresentar resumidamente as recomendações contidas no Guia de Boas Práticas Contratuais para Obras Geotécnicas Complexas; sensibilizar para a importância da aplicação das melhores práticas contratuais em todo o processo da obra; e debater e suscitar a o interesse dos diversos intervenientes.

Foi criado um E-mail dedicado para receber contribuições dobre este assunto: GuiaOGC@gmail.com

A versão atual do Guia encontra-se disponível e pode ser descarregada a partir do endereço https://cpt.spgeotecnia.pt/uploads/guia-ogc-062019.pdf.

O documento resulta de um trabalho conjunto da OE, da Comissão Portuguesa de Túneis e do Espaço Subterrâneo e da Associação Portuguesa de Projectistas e Consultores.

Entrada livre. Inscrição obrigatória http://bit.ly/2nVA0LJ

GOSTARIA DE SER MEMBRO DA CPT?
 CPT