2021.02.06 | Lançamento do e-livro “Métodos de escavação subterrânea - o critério “segurança e saúde” como fator de escolha”

Foi recentemente lançado o e-livro “Métodos de escavação subterrânea - o critério “segurança e saúde” como fator de escolha”, escrito por Manuel Tender* e João Pedro Couto. Este livro aborda a gestão de riscos tendo em conta os principais métodos de escavação existentes - os métodos de Escavação Convencional e os de Escavação por Tuneladora. Não existindo estudos sobre as diferenças dos níveis de segurança e saúde entre os dois métodos, nem sobre a relevância do critério “Segurança e Saúde” na escolha do método de escavação, este livro analisa em pormenor este critério. Primeiro, é descrito o seu posicionamento relativamente aos restantes, no processo de escolha de método. Depois, os acidentes de trabalho e doenças profissionais mais comuns em subterrâneo com ambos os métodos são tipificados. Numa terceira fase, passa-se para a avaliação comparativa de riscos e fatores ocupacionais considerando um cenário base e cenários alternativos com condicionalismos. Finalmente, são exploradas as medidas minimizadoras dos riscos e fatores ocupacionais, com o objetivo de avaliar a sua influência no decréscimo dos mesmos, para cada método de escavação. 

Este livro conta com o apoio da Comissão Portuguesa de Túneis e do Espaço Subterrâneo e das empresas CICCOPN, DST, EDP, EPOS, Infraestruturas de Portugal, Mota-Engil, ORICA, Prospectiva, SIKA.

Manuel Tender* é Engenheiro Civil e Doutorado em Segurança e Saúde em túneis, pertence à CPT sendo coordenador do Grupo de Trabalho 3: Segurança e Saúde e representante da CPT na ITA WG5: Health and Safety.

GOSTARIA DE SER MEMBRO DA CPT?
 CPT