Entre os dias 19 e 21 de outubro de 2022, realizou-se em Bolonha a reunião anual do Conselho do EUTF (European Underground & Tunnel Forum). Portugal foi representado pelo presidente da CPT e membro da direcção, Eng. Raúl Pistone. A CPTym foi representada pelo Eng. Luís Miranda, membro da direção da CPT e coordenador da equipa ym.
A reunião anual da direção da EUTF foi organizada pela SIG - Societá Italiana Gallerie, contraparte italiana da CPT, e decorreu no âmbito de um evento nacional de grande relevância: O papel das infraestruturas subterrâneas na realização da ONU Metas de desenvolvimento sustentável.
A participação da direção da EUTF materializou-se numa mesa redonda onde foram debatidos os seguintes temas:
- Programas em curso para o desenvolvimento das infraestruturas de cada País, com referência específica à construção de túneis. Os projetos mais significativos.
- Dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UE para 2030, as principais questões discutidas pelo painel foram:
- Desenvolvimento sustentável em túneis.
- Cidades sustentáveis: a contribuição das obras subterrâneas para melhorar a qualidade de vida e as viagens casa-trabalho.
- Energia: a contribuição das obras subterrâneas para reduzir o consumo de energia.
- Manutenção: reabilitação dos túneis antigos para aumentar a sua vida útil.
- Inovação em túneis: novos métodos de projeto e construção e materiais na escavação pelo método convencional.
- Inovação em túneis: novos métodos e de projeto e construção e materiais na escavação com TBM, incluindo o uso sistemático de inteligência artificial.
- “Green TBM”: escolhas para reduzir as emissões de CO2 em TBMs.
- Monitorização e BIM em túneis: ferramentas para aprimorar as fases de projeto, construção, operação e manutenção.
- Infraestruturas resilientes: porque é que os túneis são considerados uma infraestrutura mais adequada.
Parabéns à organização dos colegas italianos, nomeadamente pela excelente atenção e cuidado no programa desenvolvido do encontro!