SOBRE A CPT

A Comissão Portuguesa de Túneis e Espaço Subterrâneo (CPT) é um agrupamento de profissionais e empresas ligadas ao setor das obras subterrâneas, integrado na Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG). Constitui o grupo nacional que representa, por delegação da SPG, Portugal como País membro da International Tunnelling and Underground Space Association (ITA-AITES).

A CPT está aberta a todos os que se interessam pela problemática das estruturas subterrâneas, nomeadamente estudos geotécnicos, projeto, construção e exploração, podendo incluir desde técnicos a título individual (membros individuais) até empresas de projeto, construção e equipamentos, donos de obra e concessionários (membros coletivos). Os membros da CPT podem ser sócios da SPG ou, no caso de especialistas que não sejam geotécnicos, a inscrição na SPG poderá ser dispensada.

Da atividade desenvolvida destacam-se cursos, conferências e seminários como o 1º Seminário Internacional sobre Túneis e Obras Subterrâneas em 2006, que contou com 191 participantes, aproveitando a reunião em Lisboa do Conselho Executivo da ITA-AITES; em 2007, o 1º Curso de curta duração, sobre o tema "Revestimento de Betão em Túneis"; o Primeiro Encontro Nacional sobre o Espaço Subterrâneo e a sua Utilização, em 2010. 

Outro aspeto de grande importância é a criação de grupos de trabalho sobre temas de engenharia do subterrâneo, que são pensados como núcleos de desenvolvimentos de ideias e projetos específicos, com a participação aberta de todos os associados interessados e permitindo uma ligação direta com os grupos de trabalho (Working Groups) da ITA-AITES, facto que potencia o âmbito de discussão dos conhecimentos.

A CPT tenciona participar na construção de ideias para melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade, através das especialidades que representa. O uso do espaço subterrâneo como património das cidades é um tema de grande atualidade que a CPT se propõe acompanhar numa ótica integradora.

Uma das obras de referência da CPT é a edição do Livro “Túneis em Portugal”, que começou como uma atividade de cadastro das obras construídas, como património da especialidade, e cristalizou na edição de um livro que, sem ser exaustivo, pretende retratar e registar as obras emblemáticas da engenharia do espaço subterrâneo em Portugal.

Do presente e do futuro salienta-se a criação desta página web, na qual serão veiculadas as atividades desenvolvidas e a desenvolver pela CPT, nomeadamente a organização de cursos e conferências, as atividades e documentos dos Grupos de Trabalho, a divulgação dos documentos relevantes derivados da representação de Portugal nos Congressos e Assembleias Gerais da ITA. O site pretende ser um veículo de comunicação da CPT com os seus associados e com as associações internacionais que partilham os mesmos interesses.

03/10/2018 RP-JBS/GDV
 

GOSTARIA DE SER MEMBRO DA CPT?
 CPT