A direcção da CPT pretende fomentar a criação de grupos de trabalho que desenvolvam actividade de investigação e divulgação em engenharia de Túneis.
Poderão corresponder aos grupos de trabalho actualmente existentes na ITA, relativamente aos quais funcionarão como grupos de apoio, ou a temas de particular interesse para o meio técnico nacional.
Grupos de Trabalho Ativos:
GT1 - Registo de Túneis e Obras Subterrâneas realizadas em Portugal | Coordenador: Raul Pistone
GT2 - Engenharia e Legislação: Práticas Contratuais | Coordenador: Gonçalo Diniz Vieira | Mirror do WG3 da ITA – Contractual Practices
GT3 - Segurança e Saúde | Coordenador: Manuel Tender | Mirror do WG5 da ITA - Health and Safety in Works
GT4 - BIM e Gestão da Informação nos Túneis e nas Obras Subterrâneas | Coordenador: José Nuno Figueiredo | Mirror do WG22 da ITA - Information Modelling in Tunnelling
GT5 - Investigação e Desenvolvimento – Ciclo de vida das obras | Espelho do WG2 (Research) e do WG 21 (Life Cycle Asset Management) | Coordenador: Nadir Plasencia (EDP)
GT6 - Metodologias construtivas: Métodos Convencional e Mecanizado nas Obras Subterrâneas | Espelho dos grupos WG19 (Conventional Tunnelling, do WG14 Mechanized Tunnelling, e do WG 23 (Design and Construction of Shafts) | Coordenador: João Gouveia (Maquinter)
Young Members - Espelho do grupo YM da ITA | Coordenador: Luís Miranda (LNEC)
________________________________________________________________________________
GRUPO DE TRABALHO Nº 1 - Registo de Túneis e Obras Subterrâneas realizadas em Portugal
Coordenador: Raúl Pistone (RP)
Atividades:
· Elaboração de cadastro de Túneis construídos em Portugal ;
. Publicação do Livro: Túneis em Portugal/Tunnelling in Portugal, publicado pelas CPT/SPG/LNEC ;
· Atualização do registo de obras subterrâneas construídas em Portugal ;
. Lessons learned
_________________________________________________________________________________
GRUPO DE TRABALHO Nº 2 - Engenharia e Legislação: Práticas Contratuais
Espelho do WG2 - Contractual Practices - da ITA – AITES
Constituição: Abril 2015
Membros fundadores:
· Gonçalo Diniz Vieira (GDV) – Coordenador | Eng. Civil
· Carlos Baião (CB) – Eng. Geólogo
· Frederico Melâneo (FM) – Eng. Civil
· Miguel Assis Raimundo (MAR) - Jurista
· João Monteiro (JM) – Eng. Civil
· Jorge Almeida e Sousa (JAS) – Eng. Civil
Novos membros:
· Bernardo Monteiro (BM) – Geólogo
· Marco Caldeira (MC) – Jurista
· Raul Pistone (RP) – Eng. Geólogo
Histórico resumido:
O GT2 foi criado com o objetivo principal de criar sinergias em áreas tão diferentes quanto a engenharia geotécnica, a gestão e o direito/legislação, que têm de unir esforços e trabalhar em conjunto para melhorar as práticas contratuais nas obras geotécnicas complexas (OGC), em especial os túneis.
Numa primeira fase, durante dois anos (até 2017) o GT2 da CPT promoveu a discussão entre os diversos stakeholders destas OGC, quer através de reuniões, seminários e debates, e elaborou três documentos que submeteu ao legislador com os Contributos da CPT para a revisão do Código dos Contratos Públicos (CCP), no âmbito da transposição para a legislação Portuguesa das recentes diretivas comunitárias em matéria de contratação pública e da elaboração da revisão profunda que o CCP sofreu em 2017, e que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2018.
Já em 2018, logo após a entrada em vigor do “novo” CCP, no dia 2 de fevereiro o GT2 da CPT organizou a Jornada de Estudo CPT “Execução de Túneis e OGC. O que muda com o CCP Revisto? Boas Práticas Internacionais”, um evento realizado no LNEC que contou com o apoio institucional da Ordem dos Engenheiros, da Ordem dos Advogados e da Associação Portuguesa de Projectistas e Consultores. Reflectindo o carácter transversal do tema da Jornada, os participantes, num total superior a 110, eram maioritariamente profissionais de Engenharia das obras subterrâneas e do Direito.
Até à presente data (agosto de 2018), e passados 3 anos, o GT2 da CPT reuniu presencialmente 20 vezes com os seus membros e outros convidados, esteve presente nos 2 congressos nacionais de geotecnia entretanto realizados, organizou e participou em 3 conferências/jornada sobre esta temática das práticas contratuais e elaborou os contributos para a revisão do CCP que submeteu ao legislador. A nível internacional, o GT2 está representado no WG3 da ITA e tem contribuído para a revisão do documento Contractual Practices - Framework Checklist for Subsurface Construction Projects, que está em curso. Também está a dar apoio à elaboração do novo livro FIDIC denominado “Emeral Book” com regras contratuais para Obras Subterrâneas.
Plano de atividades 2019-2020:
Ainda este ano o GT2 da CPT irá terminar as Recomendações da CPT para a utilização contratual do “novo” CCP nas OGC: resumo dos contributos apresentados e propostas de aplicação das melhores práticas contratuais nas Obras Geoténicas Complexas, em especial os túneis.
O GT2 está também a participar num grupo de trabalho mais abrangente, que reúne outras associações de stakeholders destas OGC, e que está a elaborar um Guia de Boas Práticas para a Contratação de Empreitadas de Obras Geotécnicas Complexas, que irá eventualmente servir de recomendação proposta pelo IMPIC que é a entidade reguladora da contratação pública em Portugal.
O GT2 irá participar no WTC2019, com a submissão de um artigo com um resumo do trabalho desenvolvido pelo GT2 em Portugal, no âmbito dos passos dados na transposição das diretivas europeias e do seu impacto na contratação de obras públicas subterrâneas. Também irá participar através da sua representação no WG3.
O GT2 pretende facilitar o acesso aos técnicos portugueses e dos países lusófonos às melhores práticas contratuais utilizadas internacionalmente. Para isso irá traduzir para a língua Portuguesa a versão atualizada da Framework Checklist do WG3 da ITA.
A importância da formação e da informação dos engenheiros e técnicos portugueses que trabalham nestes grandes empreendimentos, muitos dos quais complexos a vários níveis mas em especial o geotécnico, torna fundamental a criação de sessões de formação de práticas contratuais em OGC que o GT2 da CPT pretende promover, para todos os stakeholders: engenheiros e juristas, gestores, etc.
A análise de risco contratual e a revisão do projeto são outros temas que o GT2 da CPT irá analisar e abordar nos próximos tempos.
________________________________________________________________________________
GRUPO DE TRABALHO Nº 3 - Segurança e Saúde em Obras Subterrâneas
Espelho do WG5 - Health and Safety in Works - da ITA – AITES
Coordenador: Manuel Tender (RP) - Técnico Superior de Segurança e Docente no Ensino Superior
Membros:
· Mário Campos - “Mota-Engil“
. António Garcia - “EPOS”
. João Baptista - “Infraestruturas de Portugal, S.A.”
. Pedro Bernardo - Territory Manager da “ORICA Mining Services Portugal”
. Jaime Queirós - Engenheiro Eletrotécnico. Ex-Responsável do Departamento Coordenação de Segurança, “EDP”
. Vitória Rodrigues - Engenheira Geóloga. Técnica Superior de Segurança no Trabalho
Atividades:
Em 2021, o principal objetivo do GT3 consistiu na elaboração do documento “Guia Técnico sobre Segurança e Saúde nas fases de Projeto e Construção de Obras Subterrâneas” visando o enquadramento legislativo sobre segurança e saúde em obras subterrâneas. Este documento foi, entretanto, concluído e revisto, encontrando-se em fase de preparação para publicação pela CPT.
_________________________________________________________________________________
GRUPO DE TRABALHO Nº 4 - BIM e Gestão da Informação em Obras Subterrâneas
Espelho do WG22 da ITA - Information Modelling in Tunnelling
Coordenador: José Nuno Figueiredo (EDP)
Tutor: Gonçalo Diniz Vieira (CML)
Atividades:
Em Portugal, como na União Europeia e no mundo, os sistemas de gestão de informação apoiados em modelo gráfico estão a ser cada vez mais requeridos pelos Donos de Obra e utilizados pelos diversos atores da cadeia de valor da Arquitetura, Engenharia e Construção.
A utilização deste tipo de plataformas e metodologias terá benefícios relevantes no controlo de custos, prazos e qualidade dos Projetos, da Construção e da Gestão do Património Construído.
A CPT criou um grupo de trabalho sobre a temática BIM e Gestão da Informação em Obras Subterrâneas, que tem como objetivos:
1. Promover o conhecimento e a aplicação da metodologia BIM junto da comunidade técnica Portuguesa envolvida no Projeto, Construção e Exploração de túneis e obras subterrâneas com uma forte componente geotécnica;
2. Participar nos Grupos de Trabalho nacionais e internacionais relacionados com a temática BIM e divulgar o conhecimento adquirido nesse âmbito junto da comunidade técnica acima referida;
3. Contribuir ativamente para a definição dos níveis de desenvolvimento (Level of Development - LOD) de objetos específicos de túneis e obras subterrâneas com uma forte componente geotécnica que não estejam especificados pela BIMFORUM.
_________________________________________________________________________________
GRUPO DE TRABALHO Nº 5 - Investigação e Desenvolvimento – Ciclo de vida das obras
Espelho do WG2 (Research) e do WG 21 (Life Cycle Asset Management)
Coordenador: Nadir Plasencia (EDP)
Consultor: Prof. Jorge Almeida e Sousa (Univ. Coimbra)
Atividades:
1. Elencar e identificar possíveis representantes de donos de ativos subterrâneos em Portugal (Livros de Túneis é uma boa base de trabalho)
2. Promover uma primeira reunião por videoconferência com os diversos contactos
Investigação
• Identificação das diferentes metodologias utilizadas na inspeção e monitorização dos diferentes túneis em Portugal
Manutenção
• Tendo em consideração as diferentes tipologias de espaços subterrâneos, tentar encontrar as linhas comuns das metodologias utilizadas no âmbito da inspeção, monitorização e manutenção destas estruturas em Portugal.
3. Participação nos grupos espelhos da ITA: WG2 (Research, Animador Elena Chiriotti, participa NP) e WG 21 (Life Cycle Asset Management, Animador Martin Muncke).
_________________________________________________________________________________
GRUPO DE TRABALHO Nº 6 - Metodologias construtivas: Métodos Convencional e Mecanizado nas Obras Subterrâneas
Espelho dos grupos WG19 (Conventional Tunnelling, do WG14 Mechanized Tunnelling, e do WG 23 (Design and Construction of Shafts).
Coordenador: João Gouveia (Maquinter)
Tutor: Raúl Pistone (Coba)
Atividades:
- Registo e apresentação das obras subterrâneas em curso no pais, particularmente obras urbanas em Lisboa e Porto:
- Métodos Construtivos
- Soluções práticas ao nível dos equipamentos selecionados
-Soluções técnicas e construtivas dos poços de ataque
- Realização de webinar/Seminário sobre Betão projetado nas Obras Subterrâneas:
(https://www.youtube.com/watch?v=gXJYpoPT4CA - 15 Set/2021)
- Realização de visita técnica técnica de estudo ao Metro de Lisboa e PGDL, dependendo da evolução dos trabalhos de construção.
_________________________________________________________________________________
Young Members PT
Espelho do grupo YM da ITA
Iniciou as actividades em Julho de 2019
Coordenador: Luís Miranda (LNEC)
Membros:
· Rafael Espírito Santo (TPF)
. Francisco Bernardo (COBA)
. Tiago Andrade Gomes (CML-PGDL)
Atividades:
- Participação do evento internacional de ciência em Oeiras, com apresentação, especialmente dirigida a alunos do ensino secundário, de uma introdução aos túneis e de um exercício prático;
- Realização de webinars para universidades de engenharia, relacionados com o projeto, construção e exploração de túneis;
- Organização de visitas a obras de túneis (ML, PDL) para ym, em conjunto com a CPT;
- Ciclo de Entrevistas a profissionais consagrados
- Convite a novos membros para integrarem o grupo.
_________________________________________________________________________________
18/02/2022 GDV